DestaqueJaicósNoticias

Comerciantes se mobilizam pela reabertura do Banco do Brasil em Jaicós

Em reunião realizada na noite desta sexta-feira na Câmara Municipal de Jaicós, comerciantes locais debateram sobre a problemática e os transtornos causados no Município, desde o fechamento da Agência do Banco do Brasil, ocasionada após o roubo ocorrido no último dia 31 de janeiro do ano em curso.

Diante dos acontecimentos e alegando a falta de segurança para funcionários e, principalmente para a população a presidência do banco do Brasil resolveu  em decisão colegiada, transformar a agência do Banco do Brasil de Jaicós em um Posto Avançado de Atendimento “sem numerário”, vinculado à agência São Benedito em Picos, não havendo mais transação financeira em espécie, dinheiro vivo, nem para saque e nem para depósito.

A partir disso, vários segmentos da sociedade jaicoense têm se mobilizado no sentido de encontrar medidas para garantir a permanência da agência do Banco do Brasil no Município. O funcionamento do Banco apenas como posto de atendimento vem causando grande descontentamento em toda a população em virtude dos transtornos que a população passou a sofrer desde então. Para realizar os serviços bancários, os moradores precisam se deslocar para a cidade de Picos (PI), e isso já afeta o comércio local, que sente a diminuição das vendas.

Na Reunião desta sexta feira, idealizada pelo empresário e ex-vereador Francisco Martins de Oliveira (Chico Tauá) os comerciantes puderam dar voz aos sentimentos pelos quais estão passando. A preocupação com o enfraquecimento do comércio na cidade foi uma das questões debatidas. Chico Tauá destacou que o fechamento da agência está trazendo muitos prejuízos para a economia município, pois os clientes estão desaparecendo, já que eles vão para outras cidades utilizar os serviços bancários, além de investir em outras cidades, os moradores têm esse custo de deslocamento.

Empresário e ex-vereador Chico Tauá

“Vamos lutar para encontrar uma encontrar uma saída e mostrar para as autoridades que o problema principal é a falta de segurança, pois foi esse o fato que propiciou o roubo às agencias bancárias no mês de janeiro”, disse.

O ex-vereador sugeriu aos presentes, a elaboração de documento enumerando os problemas ocasionados pelo fechamento da agência de Jaicós para ser enviado às autoridades.

Empresário Deik Barros Fernandes

O empresário Deik Barros Fernandes ressaltou sobre a importância da criação de uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no município e prometeu doar um computador e uma impressora para que a associação possa iniciar os trabalhos. Reforçou que todos os comerciantes locais querem que o banco seja reaberto, pois a falta de clientes já traz prejuízos para a economia do município.

Outra iniciativa de populares é a realização de um abaixo assinado com a participação de moradores de Jaicós e das cidades vizinhas de Massapê, Patos, Belém, Padre Marcos e Campo Grande, que também sofrem os problemas causados com o fechamento da agência. “Esse abaixo assinado com um mínimo de cinco mil assinaturas seria anexado aos documentos elaborados pelos comerciantes e vereadores, e enviados as autoridades competentes”, sugeriu o empresário José Ramálio.

Empresário José Ramálio de Lima Nonato

Nos próximos dias deverá acontecer uma audiência pública, por iniciativa da Câmara Municipal, com a participação de Prefeitos Municipais de Jaicós, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos, Campo Grande do Piauí, Presidente da Câmara Municipal e demais vereadores de Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos e de Campo Grande do Piauí, comerciantes e população em geral para tratar e discutir outras alternativas para evitar o fechamento da agência.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar