DestaqueNoticiasRegião

Após nove anos, barragem do Caboclo recebe volumoso acúmulo de água

Há quase uma década sem transbordar, a represa chegou a secar totalmente no ano de 2017, um fato que nunca havia acontecido desde a sua construção.

As chuvas que atingiram a região sudeste do estado do Piauí nos últimos dias provocaram o aumento significativo do nível das barragens da região.

A  barragem do Riacho do Padre, situada no povoado Caboclo, em Belém do Piauí, que está há nove anos, sem atingir o seu volume máximo, recebeu as primeiras águas do ano.

Há quase uma década sem transbordar, a represa chegou a secar totalmente no ano de 2017, um fato que nunca havia acontecido desde a sua construção.

O acúmulo de água deste ano já é considerado o maior volume dos últimos quatro anos. Faltam poucos metros para a água ultrapassar a parede do reservatório e o mesmo transborde. O fato já aconteceu pela última vez em 2011.

A represa que estava quase seca, foi uma importante fonte de abastecimento dos municípios de Belém do Piauí e Padre Marcos até o ano de 2014, onde parou de abastecer com segurança as cidades.

Construção

O maior reservatório municipal construída no ano de 1982 e inaugurada em 1983, foi planejada para ajudar a solucionar o problema que a população da região enfrentava com a seca e a escassez de água.

Construída pelo Exército Brasileiro, com o apoio da Sudene, através do Programa de Aproveitamento dos Recursos Hídricos do Nordeste, a represa quando construída, tinha capacidade máxima de 2,2 milhões de metros cúbicos.

Após concluída,  a barragem atingiu sua capacidade máxima de acúmulo de água, garantindo o abastecimento e aquece a economia local através da piscicultura, agricultura, além de promover turismo no tempo de cheia.

Confira fotos

FONTE: InfoNewss
Comentários

Artigos relacionados

Fechar