DestaqueNoticiasRegião

Hospital reforça atendimento contra COVID-19 em Picos

O Hospital de Picos é um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao coronavírus no interior do estado.

O hospital regional Justino Luz (HRJL), em Picos, recebeu um reforço a mais no atendimento a pacientes com covid-19. A ação faz parte de um plano de enfretamento ao novo Coronavírus desenvolvido pela Fundação Hospitalar do Piauí (FEPISERH) que inclui a entrega de equipamentos hospitalares, como monitores para pacientes que necessitarão de terapia intensiva, capinógrafo, mobiliário, um veículo, incremento do parque tecnológico, dentre outras melhorias como parte dos investimentos que o governo do estado vem fazendo no hospital regional nesse período de pandemia.

Os novos equipamentos foram entregues nesta quinta-feira, 09, pelo presidente da Fepiserh, Dr. Pablo Santos, e contou com a presença do diretor-geral do HGV, Dr. Gilberto Albuquerque; da Diretora-Geral do HRJL, Dra. Samara Sá; do diretor-técnico, Dr. Paulo Moura; da Diretora administrativa, Dra. Milena Danda; do coordenador da UTI, Dr. Raimundo Reis, dentre outros profissionais de saúde.

“Estamos equipando o Hospital Justino Luz tanto na sua estrutura física, com a chegada de novos equipamentos, como no ajustamento do fluxo dentro e fora do hospital, para otimizar o atendimento ao paciente com COVID-19”, disse Pablo Santos.

De acordo com o diretor-técnico do HRJL, Paulo Moura, a aquisição dos novos mobiliários e equipamentos reestrutura o parque tecnológico do hospital, trazendo melhorias. Ele ressalta ainda que, em breve, já estarão finalizados os 10 leitos de UTI, somando-se 20 leitos de UTI para o hospital.

Na ocasião, o diretor do HGV, Gilberto Albuquerque, discutiu com a equipe do HRJL sobre o fluxo de atendimento para pacientes com COVID-19. Com a mudança da obstetrícia e pediatria para a estrutura de um Hospital particular, mais 70 leitos serão disponibilizados para pacientes com COVID-19 no HRJL, daí a importância da capacitação e preparo dos profissionais de saúde.

A equipe de saúde, acompanhada do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima; e do secretário municipal de saúde, Júnior Santos, visitou a estrutura de um hospital da rede privada que poderá se tornar um anexo do HRJL na prestação de serviços de obstetrícia e pediatria. Outra visita se deu ao Centro de Especialidades Médicas (CIEM), onde será montado um ambulatório para receber os pacientes suspeitos de coronavírus.

“Firmamos uma parceria com a secretaria municipal de saúde durante esse período de pandemia para atender e testar os casos suspeitos. No CIEM serão feitas a triagem e aqueles que estiverem em estado grave serão transferidos para internação no Justino Luz, onde esse paciente, dependendo do seu estado, ficará em leito clínico ou será encaminhado imediatamente para a UTI”, explicou Samara Sá, diretora-geral do HRJL.

O Hospital de Picos é um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao coronavírus no interior do estado. O órgão atende mais de 600 mil habitantes das regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé e realiza uma média de 7 mil atendimentos por mês.

Fonte: Ascom

 

Comentários

Artigos relacionados

Fechar